... Vendo o casamento pelos olhos de Deus...



... Conflito conjugal ...
{mensagem 02}

" Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba com as suas próprias mãos." {Provérbios 14.1}


Quando há um conflito, como Deus, quer que sejamos?
– Ele que confrontemos em amor.

Já ouvi falar diversas vezes e por diversas pessoas que o 1º ano de casamento, não é bem um mar de rosas. Confesso que isso me assustou um pouco, pois existem coisas que eu não gosto e não quero, assim como creio que vocês, noivinhas, casadinhas e “namoradinhas” também não gostam, é brigar com o nosso amado. Mais parece ser inevitável, pois e um período de adaptação de dois mundos aparentemente iguais, mais tão diferentes. Opiniões, costumes, manias, etc... Isso nós leva conseqüências que em muitos casos são dolorosos e até irreparáveis.... Pensando nisso busquei conselhos e estudei sobre o assunto, para quando chegar a minha vez saber como agir.
E nada melhor do que agir como o mais sábio dos sábios, deseja que sejamos. Por isso compartilho com vocês esse estudo.

Faça mais do que viver... Viva como Jesus ensinou...

Os conflitos são, geralmente, sintomas de uma brecha que começou no  passado. Discórdias entre cônjuges aparecem inúmera vezes na bíblia.
·         A descrição poética de Salomão desse desentendimento com a esposa inexperiente demonstra a diferença de sentimentos, a comunicação truncada e o curto espaço de tempo para se aprender a viver juntos em amor.
·          Abrão e Sara brigaram porque ela não podia ter filhos {Gênesis 16.5}
·         Jacó e Raquel também {Gênesis 30.12}
·         A esposa de Jó discordou de sua reação à enfermidade {Jó 2.9-10}
·         O profeta Malaquias denunciou os sacerdotes que haviam rompido e não restabelecido seus votos matrimoniais {Malaquias 2.14-46}

As discórdias são comuns, mas a bíblia também apresenta a orientação para resolvê-las. Paulo e Pedro oferecem pistas para se prevenir e se acertar atritos domésticos.  Aos casais discordes de Coríntio, Paulo escreveu: “Deus vos tem chamado à paz” {1 Coríntio 7.15}

Este é o objetivo supremo. Pedro repreendeu as esposas que vivenciavam relacionamentos pouco amistosos com maridos incrédulos a ganhá-los com espírito manso e tranqüilo {1 Pedro 3.1-4}.

A natureza humana não mudou. A competição e contestação só levam a conseqüências desagradáveis. O amor por outro lado, “sofre... Crê... Espera... Suporta tudo” {1 Coríntio 13.7}. Jesus nos ensinou a tirar a trave dos olhos antes de tentar tirar o arqueiro dos olhos dos outros {Matheus 7.3-5}

A misericórdia é parte vital para diminuir as tensões. O espírito tolerante, perdoador e paciente ameniza os confrontos {Malaquias 6.8}. A sensibilidade no momento adequado também reapodera o calor e o afeto. Não devemos deixar que o sol se ponha sobre a nossa ira {Efésios 4.25}  mesmo que o problema não seja resolvido, o processo de paz foi iniciado.
Finalmente devemos perdoar. A calma cai sobre nós quando deixamos Cristo controlar nossas mágoas. Ele deu o exemplo de perdão {1 Pedro 2.23} e só ele pode nos dar forças para enterrar a vingança e restaurar a harmonia nos relacionamentos. Os cristão devem ser pacificadores {Matheus 5.9}.

Graça e paz!
fonte: A bíblia da mulher (Editora mundo Cristão)


_____________________________________________________


... Vendo o casamento pelos olhos de Deus ...
{Mensagem  01}

"Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" {Mateus 19:6}

E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. {Gênises 2:18}

O casamento é um sonho gerado no coração de Deus, desde à antiguidade ele vem abençoado a união entre homem e mulher e consequentemente a família formada pelo casal.

Veremos agora os prinipais deveres do homem e da mulher no casamento.

Toda família necessita de um dirigente. Por isso, Deus atribui ao marido a responsabilidade de ser cabeça da esposa e da família. Sua chefia deve ser exercida com amor, mansidão, consideração pela esposa e família. A responsabilidade do marido, que Deus lhe deu, de ser "cabeça da mulher" inclui:

1) Provisão para as necessidade, espirituais e domésticas da família. Gn. 3.16,19; I Tm. 5.8.

2) O amor, a proteção, a segurança e o interesse pelo bem estar dela, da maneira que Cristo ama a Igreja. Ef. 5.25-33.

3) Honra, compreensão, apreço e consideração pela esposa. Cl. 3.19; I Pe. 3.7.

4) Lealdade e fidelidade totais na vivência conjugal; Mt. 5.27,28; Ef. 5.31.


A esposa tem a tarefa, dada por Deus, de ajudar ao marido e submeter-se a ele "no Senhor". Seu dever para com o marido inclui:

1) O amor (Tt. 2.4)

2) O respeito (Ef. 5.31; I Pe 3.1 e 2)

3) A ajuda (Gn. 2.18)

4) A pureza (Tt. 2.5; I Pe. 3.2)

5) A submissão (Ef. 5.22; I Pe. 3.5)

6) Um espírito manso e quieto (I Pe. 3.4)

7) Ser uma boa mãe (Tt. 2.4)

8) Ser uma boa dona de casa (I Tm. 2.15; 5.14; Tt. 2.5)

As mulheres podem exercer uma influência transformadora, desde que estejam prontas a entregar seu caminho e sua vontade a Deus para confiar a Ele o controle de seus pensamentos, suas afeições e sua existência.
A mulher sabia e piedosa faz do seu lar um lugar de refúgio, de paz e de alegria. Ao passo que a mulher imprudente se descuida da sua casa e família. (Pv. 14.1).


Meninas espero que possa ajudar a vocês em algum momento...

Vamos fazer uma oração?

Pai amado, peço-lhe  que o Senhor nós instrua ao caminho certo ao qual devemos seguir, para construirmos um casamento segundo o desejo do seu coração. Sonhamos com algo eterno, um "para Sempre" feliz, e sua palavra nós garante que só teremos um casamento feliz firmado em ti. Nós ajuda a não nós desviar de seus caminhos, nós ajuda a horramos ao nosso conjugê, nós ajuda a formarmos um lar próspero e ser uma mulher virtuosa, nós ajuda a inovarmos sem que pequemos, enfim senhor nós ajuda a ser  a mulher idônea!

Lembre-se sempre o casamento é um desejo gerado no coração de Deus... Até o próximo capítulo!